Bem vindo


"Quem fala menos, ouve melhor. E quem ouve melhor, aprende mais".
(Chico Xavier).

quarta-feira, 26 de maio de 2010

CUIDADOS DURANTE A GRAVIDEZ

A gravidez é uma das etapas da vida da mulher em que se deve ter o máximo cuidado com o corpo, para que se tenha uma gravidez saudável e tranqüila e uma recuperação rápida depois do parto. Para tanto existem algumas coisas que a futura mamãe terá de deixar de lado ou, no mínimo, reduzir no seu dia-a-dia.

O primeiro mandamento dos cuidados a ter com o corpo é a hidratação, manter a pele elástica e hidratada durante toda a gravidez.
Durante a gravidez a mobilidade intestinal vai ficando reduzida porque o peso da barriga passa a comprimir o intestino. Para evitar isso é preciso aumentar a ingestão de líquidos e de alimentos ricos em fibra

O ventre e os seios, sobretudo, incham muito e é conveniente ajudar ao estiramento da pele para que se mantenha saudável, evitar as estrias e colaborar no processo posterior ao parto para que a pele volte à tensão natural. Por isso, durante a gravidez, além do hidratante normal deve utilizar um creme anti-estrias específico e aplicar nos seios, no ventre, nas nádegas e na parte superior das coxas, onde é mais frequente aparecerem estrias.

As estrias são causadas por um estiramento excessivo da pele (que rompe as fibras colágenas e elásticas). Costumam afetar o abdômen, as nádegas, a raiz das coxas, o quadril e as mamas, onde podem aparecer durante a amamentação também. Aumento do volume corpóreo e produção de cortisol são causas determinantes, mas a predisposição genética tem papel importante. Para evitar ou diminuir sua ocorrência é fundamental o aumento de peso de apenas 1kg por mês durante a gravidez e usar hidratante nas áreas de risco diariamente. Caso essas medidas não surtirem efeito, clinicas especializadas realizam tratamentos, que deve ser feito após o parto, podendo ser no período de amamentação. Consistem na aplicação de ácido retinóico associado a peelings superficiais (a cada 15 ou 30 dias) e vitamina C injetada ao longo da estria que ajuda na recuperação da derme e na formação de novo colágeno.

Alimentação
Não é preciso comer por dois, durante a gravidez. Alterações hormonais fazem com que o intestino trabalhe de forma mais vagarosa, absorvendo melhor os alimentos.

É muito importante o controle rigoroso de peso durante a gravidez. É necessário que a gestante engravide com peso adequado para sua altura. O tabaco e as bebidas alcoólicas devem ser eliminados, porque interferem no estado de nutrição da grávida.

Existe um aumento do gasto de energia durante a gravidez, assim a grávida necessita de aproximadamente 2000 a 2500 Kcalorias por dia. É mais importante a qualidade do alimento ingerido do que a quantidade.

Ingestão preferencial: carne, peixes, ovos, verduras, frutas, leite e derivados de leite, gelatinas dietéticas.

Evitar: massas, batatas, arroz, refrigerantes, sorvetes, açúcar, pão, chocolates, licores, álcool, sal, frios e doces. Temperos: evitar o sal, podendo usar de preferência, pimenta, vinagre, limão, alho, orégãos, evitando condimentos industrializados.

O excesso de peso é o pior vilão da gestação. O ideal é engordar entre 9 e 12 kg, mas boa parte das grávidas extrapola. Dietas radicais são proibidas, mas também não vale usar a amamentação como empecilho..

Existem suplementações nutricionais a principal delas é o ácido fólico, em forma de medicamento. Essa vitamina é essencial na formação de novas células e sua carência provoca alterações na formação do bebê. Caso seja necessário cálcio e ferro também são prescritos.

O acompanhamento nutricional é indispensável, principalmente para as pacientes diabéticas, a ginecologista Roberta Barcelos, explica: “Toda paciente diabética tem que ter acompanhamento, agora com a paciente hipertensa, não ajuda muito diminuir o sal da comida, isso só resolve com remédios.

Na gravidez, duas situações envolvendo o diabetes podem acontecer: a mulher que já tinha diabetes e engravida ou o aparecimento do diabetes gestacional em mulheres que antes não apresentavam a doença. “O diabetes gestacional é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é diagnosticada, pela primeira vez, durante a gravidez. Pode atingir até 7% das grávidas, mas não impede uma gestação tranqüila, quando é diagnosticado precocemente e recebe acompanhamento médico, durante a gestação e após o nascimento do bebê”, explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

Várias são as mudanças metabólicas e hormonais que ocorrem na gestação. Uma delas é o aumento da produção de hormônios, principalmente o hormônio lactogênio placentário, que pode prejudicar - ou até mesmo bloquear - a ação da insulina materna. Para a maioria das gestantes isso não chega a ser um problema, pois o próprio corpo compensa o desequilíbrio, aumentando a fabricação de insulina. Entretanto, nem todas as mulheres reagem desta maneira e algumas delas desenvolvem as elevações glicêmicas características do diabetes gestacional. Por isso, é tão importante detectar o distúrbio, o mais cedo possível, para preservar a saúde da mãe e do bebê. “O tratamento do diabetes gestacional tem por objetivo diminuir a taxa de macrossomia – os grandes bebês filhos de mães diabéticas – evitar a queda do açúcar do sangue do bebê ao nascer e diminuir a incidência da cesariana”, explica a médica. Para a mãe, além de aumento do risco de cesariana, o diabetes gestacional pode estar associado à toxemia, uma condição da gravidez que provoca pressão alta e geralmente pode ser detectado pelo aparecimento de um inocente inchaço das pernas, que pode evoluir para a eclâmpsia, com elevado risco de mortalidade materno-fetal e parto prematuro
Após o parto, geralmente o diabetes desaparece, mas essas pacientes têm grande risco de sofrerem o mesmo transtorno em gestações futuras e 20-40% de chance de se tornarem definitivamente diabéticas nos próximos 10 anos. “Além das complicações no pós-parto imediato, estudos demonstraram que os fetos macrossômicos têm risco aumentado de desenvolverem obesidade e diabetes durante a adolescência, por isso, os cuidados com a alimentação prosseguem após o parto, para mãe e filho”, recomenda Ellen Paiva.

Exercícios:
Dores musculares e na lombar são freqüentes devido o peso da barriga, pois o centro da gravidade muda, obrigando a gestante a compensar essa mudança colocando os ombros para trás e acentuando a lordose da coluna lombar, o que pode gerar dores. Para prevenir isso é bom apostar em programa de ginástica ou fisioterapia específico para grávida, com exercícios de alongamento, flexibilidade e melhora da postura
Atividade física com trabalho aeróbico, que fortalece os músculos dos membros inferiores e facilita o bombeamento dos vasos sanguíneos ajuda a evitar as varizes que costumam surgir na gravidez devido à compressão exercida pelo volume abdominal que dificulta o retorno venoso.Comum no quadril e coxa, a gordura localizada vai desaparecendo à medida que a mulher perde peso ao longo dos seis meses pós-parto. Atividades físicas (localizada e aeróbica), alimentação balanceada e fracionada ao longo do dia e a ingestão de muita água (2 litros) ajudam muito no processo. A drenagem linfática (1 ou 2 sessões por semana) também é muito útil pois impede a estagnação de líquidos que pioram a micro-circulação local que gera celulite.
O exercício físico é saudável na medida em que melhora a digestão, o apetite, a função intestinal e o sono, além de aumentar a flexibilidade, o tônus muscular e melhorar o condicionamento cardiovascular.
O hábito de caminhar é particularmente recomendado.
É importante lembrar a paciente para nunca realizar exercícios até ficar cansada.

Cuidados com o cabelo, pele e dentes:
Permanentes, tinturas com amônia ou outras substâncias tóxicas podem causar mal-estar e afetar o bebê, principalmente no 1º trimestre. Já as rinsagens, hennas e produtos sem amônia não fazem mal. Mesmo assim, antes de usá-los consulte o seu ginecologista.
Tomar banho de chuveiro diário e lavar os cabelos com mais freqüência, devido o aumento da oleosidade da pele e dos cabelos.
Os banhos de banheira são permitidos durante a gestação, além de ser relaxante é uma ótima terapia para dores musculares, lombalgia ou insônia.
Estar alerta para evitar quedas e escorregões na banheira ou chuveiro, devido ao equilíbrio diminuído no final da gravidez.
Os cuidados dentários não podem ser negligenciados. Realizar escovação após cada
refeição. A anestesia dentária, as obturações e extrações raramente são contra-indicadas.
Hidroquinona e ácidos glicólico ou retinóico. O aumento da progesterona também pode agravar casos de acne. Limpeza de pele a cada três semanas ajuda até que os hormônios voltem ao normal
Os cabelos podem começar a cair muito a partir do quarto mês pós-parto, em resposta à estabilização dos hormônios. Em alguns casos, o problema regride espontaneamente em poucos meses; em outros, há necessidade do uso de complementos à base de aminoácidos.
Durante a gravidez, a pele da maioria das mulheres melhora, fica macia e aveludada, mas com a readaptação do corpo ao seu estado normal e a diminuição dos hormônios femininos a pele pode apresentar muita oleosidade, vindo a surgir cravos e espinhas. Alguns produtos e atitudes ajudam a normalizar essa oleosidade como: limpeza e tonificação com produtos para pele oleosa; filtro solar para o dia e renovador a base de ácido glicólico ou retinóico e seus derivados para a noite; caso a pele apresente cravos à limpeza de pele é indicada, mas se apresentar apenas espinhas, recomenda-se a aplicação de antibiótico tópico ou peróxido de benzoila; prefira o uso de emulsões oil free, gel ou gel creme, cremes podem piorar a situação da pele vindo a causar a acne cosmética por obstrução dos poros.

Sono e repouso:
Observar sono noturno adequado.
Repousar, por alguns minutos, todos os dias, com os pés elevados. Sempre que possível, mantê-los assim, mesmo durante a execução das tarefas domésticas.

Viagens:
Evitar viagens longas.
Caso seja necessário viajar, interromper as viagens longas com período de descanso de uns 15 minutos a cada duas horas.

Medicamentos:
O uso de medicamentos, mesmo aqueles que você considera “inocentes” deve ser evitado, principalmente no 1º trimestre, pois o feto ainda está em formação e, assim, todo cuidado é pouco. Mas mesmo depois desse período, qualquer remédio só deve ser ingerido com autorização do médico.

Exames radiológicos:
É perigoso realizar exames radiológicos nos três primeiros meses de gravidez. Por isso, só pode ser feito quando for extremamente necessário. Mas mesmo assim, é fundamental ter alguns cuidados com o uso do avental de chumbo e de filme ultra-rápido.

Banho de sol:
Deve-se tomar alguns cuidados, pois a elevação das taxas de hormônio durante a gravidez pode provocar alterações na pigmentação da pele e ocasionar manchas. Apesar de elas normalmente sumirem após o parto, o ideal é não lançar mão de protetores solares. Além disso, deve-se usar chapéu e respeitar o horário para se bronzear que é das 8:00 às 10:00 horas da manhã ou depois das 4:00 da tarde.

Peito: Ainda na maternidade, use cremes à base de vitamina E, cicatrizantes, anestésicos e anti-sépticos para evitar as fissuras mamilares.

Com todos esses cuidados, impossível não completar os noves meses com muita saúde, tanto para a mamãe, quanto para o bebê.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMARGO, Leoleli. Nove meses de transformações. Zero Hora, Porto Alegre, 6 agost. 2005. Caderno vida, p 4-5.

CORDEIRO, Júlio. caderno especial Meu Bebê. Zero Hora, Porto Alegre, 13 jan. 2004. Caderno especial, p 2-3.

SILVA, Ana Paula. Cuidados durante a gestação. Disponível Acesso em: 06 maio.2009

Cuidados com a gestante. Disponível Acesso em: 06 maio.2009

Cuidados durante a gravidez. Disponível Acesso em: 06 maio.2009

Cuidados durante a gravidez. Disponível Acesso em: 06 maio.2009

Cuidados durante a gravidez permitem recuperação rápida da forma. Folha Online, 26 agost. 2002. Disponível em : Acesso em: 06 maio.2009